Ativo 6-1
Redução Voluntária de Demanda (RVD)
Conheça nosso novo produto, VIRTUAL POWER PLANT

 


Com a 2W, consumidores livres podem participar do programa RVD e obter economia nos custos com energia ao ajudar a conter a crise hídrica no país.

 

POR QUE PARTICIPAR DO VIRTUAL POWER PLANT COM A 2W?

Não é novidade que estamos vivendo uma das maiores crises energéticas da história do nosso país. Com os reservatórios das usinas hidrelétricas operando abaixo da condição mínima, nossa matriz energética se encontra sobrecarregada, com acionamento das usinas térmicas com um risco iminente de racionamento e apagões por todo território nacional.

Para conter este problema, o Ministério de Minas e Energia (MME) desenvolveu o programa de Redução Voluntária de Demanda (RVD), com o intuito de diminuir o consumo energético por empresas que se encontram no mercado livre de energia e que somadas buscam reduzir no mínimo 5MW de demanda.

Com isso surge a figura dos Agregadores, como a 2W, que se apresenta com a parte responsável por unir estes grandes consumidores de energia oferecendo a eles um benefício financeiro. Ou seja, as empresas que aderirem podem obter uma economia representativa em seu consumo energético, além de contribuir para a manutenção do sistema elétrico neste momento de crise.

QUAIS SÃO OS PRODUTOS DISPONÍVEIS?

PRODUTO 1
(4 horas)

TODOS SUBMERCADOS: 13h00 às 17h00

dois

PRODUTO 2
(4 horas)

SUDESTE: 18h00 às 22h00

SUL: 17h00 às 21h00

NORDESTE: 09h00 às 13h00 e 20h00 às 00h00

NORTE: 20h00 às 00h00

 

tres

PRODUTO 3
(7 horas)

SUDESTE: 10h00 às 17h00

NORDESTE E SUL: 10h00 às 17h00

quatro

PRODUTO 4
(7 horas)

SUDESTE: 14h00 às 21h00

SUL: 13h00 às 20h00


 

 

 

 DÚVIDAS FREQUENTES 

 

1. O que é o Virtual Power Plant?
É a solução da 2W que democratizará a participação dos clientes consumidores livres de energia no programa de Redução Voluntária de Demanda (RVD), permitindo a monetização das reduções feitas em seu consumo, auxiliando na estratégia da oferta, mitigando riscos de performance e burocracia do processo para seus clientes, incluindo avaliação do ONS e aprovação do CMSE.

2. Quem pode participar?
Podem participar da RVD os chamados consumidores livres, agentes agregadores, consumidores modelados sob agentes varejistas e consumidores parcialmente livres. Entre as exigências, os agentes ofertantes devem estar adimplentes com as obrigações junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

3. Qual o benefício de participar do programa?
Os consumidores livres poderão monetizar eficientemente sua redução de demanda, permitindo uma redução nos custos de energia com o apoio estratégico da 2W Energia.

4. Porque participar do Virtual Power Plant com a 2W?
Para participar do RVD é necessário uma oferta mínima de 5 MWm, portanto, participando do VPP, todos os clientes consumidores livres poderão ofertar sua disponibilidade para redução da demanda conforme sua capacidade, cabendo a 2W Energia organizar as ofertas e os trâmites necessários junto aos órgãos responsáveis.

VirtualPowerPlant2W© 2021 - Todos os direitos reservados.